Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Gravidez, mês a mês: 9° mês


As contrações aumentam e são um pouco dolorosas, gerando incerteza quanto ao momento do parto. O bebê se posiciona para baixo, dando a sensação de comprimir o baixo ventre e dor lombar.

Os sintomas do trabalho de parto são contrações mais intensas, mais vezes e com maior regularidade, as dores iniciam na parte baixa das costas e espalham-se pelo baixo ventre, podendo atingir também as pernas, rompe-se a bolsa uterina e é expelida uma mucosa elástica como um tampão. Em caso de dúvida , consulte seu obstetra.

Sintomas e sensações
Permancem a azia, prisão de ventre, cãimbras, inchaço nos pés e tornozelos, umidade vaginal, dores de cabeça, congestão nasal e entupimento dos ouvidos, falta de concentração, aumento da frequenciacardíaca, coceiras no abdomen, insonia, hemorróidas, aumento na produção de colostro.
Aumento das dores nas costas e sensaçãode peso nas pernas, tem também dormência nas nádegas e pélvis. O bebê se movimenta menos pela falta de espaço no útero, e a respiração torna-se mais fácil quando o bebê se posiciona de cabeça para baixo.

O que acontece com o bebê?
Ganha peso e está com todos os órgãos formados e funcionando perfeitamente, sua pele fica lisa e macia e os cabelosmais compridos. Nesse período o bebê passa mais tempo descansando, se preparando para o parto. Até o final do 9° mês o bebê pode chegar a 50 cm.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Hidroterapia: uma alternativa saudável às gestantes



Maternidade, é difícil imaginar uma mulher que não tenha dúvidas com relação a esta fase da vida.O cuidado com o corpo é outro fator decisivo na hora das inseguranças, o que posso ou não fazer? O que é melhor para minha gestação?

Sabe-se que exercícios praticados por gestantes na água ajudam no sentido de aliviar alguns sintomas da gravidez, além de manter mamãe e bebê ainda mais conectados e auxiliar no parto, o mais popular deles é a hidroginástica. Recentemente surgiram diversos estudos sobre hidroterapia voltada para gestantes e muitas academias aderiram aos grupos. Pensando nisso entrevistamos a Dra. Juliana Monteiro Candeloro (Fisioterapeuta Especializada em Hidroterapia,Mestre e Professora Auxiliar em Hidroterapia da USP)para esclarecer o que afinal é hidroterapia e quais os benefícios para as futuras mamães.


Vez e Voz- O que é hidroterapia?

É a fisioterapia que utiliza dos princípios físicos da água aquecida em conjunto com a fisiologia dos exercícios.


Vez e Voz- Qual a diferença entre hidroterapia e hidroginástica?

A hidroterapia é uma técnica da fisioterapia, indicado para pessoas com patologias (Parkinson, derrame...), na recuperação de pós -cirúrgico (joelho, tornozelo, coluna) e também para alguns tratamentos preventivos como idosos e gestantes. Já a hidroginástica é destinada ao publico que gosta de se exercitar na água para queima de gordura, fortalecimento muscular e treino cardiorespiratório.

Vez e Voz- Qual é mais indicado para gestantes?
O mais indicado para gestante é um grupo homogêneo de gestantes, e por questão de terminologia, por exemplo, eu sendo fisioterapeuta não posso dar hidroginástica e nem um professor de educação física usar o termo hidroterapia.

Vez e Voz- Quais os benefícios da hidroterapia para gestantes?
São muitos: ajuda a drenar o edema natural da gestante; permite a realização de exercícios de fortalecimento muscular de grandes grupos musculares ao mesmo tempo; treino de equilíbrio sem risco de quedas; treinamento cardiovascular sem sobrecarga cardiovascular e das articulações; alívio de dores pela água aquecida; alívio das articulações sobrecarregadas pelo aumento de peso; oxigenação muscular global que ajuda a aliviar o cansaço diário; entre outros.

Vez e Voz- Tem alguma contra-indicação?
A contra indicação é médica, já que este grupo de pessoas tem uma infinidade de individualidades, as vezes mesmo que a literatura diga que quem já teve um aborto não pode fazer exercício, se a gestante tiver bem e seu médico indicar não haverá problemas.

Vez e Voz- A partir de quantos meses a gestante pode começar?
3 meses, pois é a fase em que o feto já esta firme no útero.

Vez e Voz- A sra escreveu um Manual de hidroterapia para gestantes, o que as futuras mamães podem encontrar nele?
É um material onde falamos os benefícios da hidroterapia para a gestante e também para o bebe, tem exercícios para fazer em casa, com desenhos bem ilustrativos e o trabalho da hidroterapia no pós parto também.

Vez e Voz- Existe diferença nos exercícios de acordo com o mês de gestação ou são exercícios padrão?
No ultimo trimestre alguns exercícios são realizados em menor amplitude de movimento, pois a barriga já estará maior e pode ser incomodo para a gestante realizar este exercício.

domingo, 11 de abril de 2010

Terceiro trimestre da gravidez: está chegando a hora


Nesta fase da gestação seu bebê está quase da forma que vai nascer. Agora é hora dele engordar. Converse com seu companheiro, amigas ou mãe a respeito das suas ansiedades e dúvidas de como será seu parto.

Converse com seu médico também, ele e sua enfermeira estão à sua disposição para informá-la a respeito das dúvidas que você ainda possa ter. A esta altura você já sabe em qual maternidade dará a luz. Já foi visitá-la?Gostou? Converse com a equipe de saúde a respeito. E se ainda não foi, faça-o logo!

Nessa fase serão realizados novos exames de sangue e urina. Não deixe de fazê-los. Suas mamas já estarão preparadas para amamentar e sairá pelos mamilos um liquido amarelado chamado colostro, que irá alimentar o bebê nos primeiros dias de vida. Isso é normal.

As queixas mais comuns nesta fase
Cansaço: você está mais pesada, menos disposta. Procure descansar durante o dia por algumas vezes e evite fazer grandes esforços.

Dificuldade para dormir e falta de ar: procure deitar-se de lado, preferencialmente do lado esquerdo, e coloque um travesseiro entre as pernas. Se houver persistência na falta de ar, procure seu médico.

Digestão difícil: coma em pequenas porções. Não faça refeições abundantes e não se deite logo depois de comer.

Inchaço nos pés e tornozelos: faça repouso com as pernas elevadas. Mantenha o uso de meias elásticas.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como animar o chá de bebê?


Para que sua reunião com as amigas não fique sem graça separamos umas dicas de brincadeiras que tornarão a tarde mais divertida.

Advinhando o presente
Este é o clássico, a futura mamãe recebe uma venda nos olhos e deve advinhar o que é cada presente. Para cada erro, pode receber um castigo como punição. Dependendo do estágio da gravidez e do gosto pessoal das participantes. Uma sugestão infalivel é ter a barriga desenhada com batom. No final uma foto da "obra de arte".

Acertando a barriga
Um rolo de barbante deve passar de mão em mão entre as convidadas. Cada uma deve tentar cortar um pedaço de barbante que seja do tamanho exato da barriga da gestante. Aquela que chegar mais próximo ganha um brinde.

Bebê proibido
Cada convidado recebe ao chegar uma fitinha que deve ser amarrada no pulso. Durante todas as conversas está proibida a palavra bebê(vale usar sinônimos). Cada vez que alguém disser a palavra proibida a pessoa que estiver do lado tem o direito de tirar a fitinha do braço dela e colocar no próprio braço. No final quem tiver mais fitinhas ganha um brinde.

Livro da fada madrinha
A organizadora da festa pode levar um caderno em branco, o ideal é que ele seja decorado com fotos da futura mamãe em vários estágios da gravidez. Cada convidada deve deixar uma mensagem para gestante e para o bebê. Ao final a grávida deve ler em voz alta todas as mensagens.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como organizar o chá de bebê?


A organização do chá de bebê é um dos momentos mais agradáveis da gestação, ocasião em que a futura mamãe reúne as amigas para um bate papo descontraído. Definido o horário r o local, providenciar os convites deve ser o próximo passo. Mas com antecedência de uns dez dias, para que suas amigas possam comparecer.

Cada convidado poderá levar um prato de doce ou salgado ou uma bebida, e a pessoa encarregada dos convites (uma de suas amigas) poderá dar sugestões sobre o tipo de salgadinho ou bebidas a ser levado.

Tão importante quanto a organização da festa é fazer a lista do chá de bebê. Uma boa dica é você e sua amiga bolar uma lista que ajude no complemento do enxoval e no bolso da mamãe que já tem de sobra onde gastar.

A animação da festa fica por conta de música descontraída, boa comida e, mais que tudo, a amizade que une você às convidadas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exercícios: o que pode e não pode durante a gravidez



Existem vários tipos de exercícios que você pode fazer durante a gravidez. Mas atenção! Não vá fazer nada pesado e estafante. É comum em muitas mulheres, uma certa preocupação e impaciência (vontade de)em manter o corpo em forma enaquanto se está grávida. Apesar de ser comum, a mulher tem que se conscientizar de que a gravidez e o pós-parto são apenas um período. Aqui vão algumas dicas de exercícios e atividades que podem ser praticados durante a gestação.

IOGA
Talvez seja a melhor prática física para qualquer pessoa, em qualquer idade. Não tem nenhuma contra-indicação e só faz bem a saúde. Altamente aconselhável para gestantes pois trabalha intensamente a respiração, o alongamento muscular e o relaxamento, propiciando, inclusive, uma melhor oxigenação para o bebê. Tudo de uma forma suave e sem agressões ao corpo. Existe ioga voltada para a gestante, com alguns exercícios específicos para o parto, para prevenção de dores lombares...é muito bom.

Caminhada
Excelente preparatório para o parto. Sua prática frequente melhora a capacidade cardio-respiratória, e ajuda muito no encaixe do bebê dentro de sua bacia. As caminhadas consituem uma ótima opção para quem não tem tempo ou disponibilidade para fazer outro tipo de atividade física, elas devem ser feitas no ritmo e na velocidade que for confortável para você, nem muito rápido, nem muito devagar. O ideal é caminhar entre meia hora e cinquenta minutos, no mínimo três vezes por semana, em dias alternados. Mas isto quem estabelece é você, conforme sua conveniência e disposição.

Hidroginástica
Também muito aconselhável e gostoso de fazer, desde que sejam exercícios leves e adequados ao seu ritmo. Melhor ainda se for voltada para gestantes. Ai então é o maior barato, aquele bando de barrigudas entrando na água e "trocando figurinhas". Grupos de grávidas são sempre uma boa, pois você tem a oportunidade de trocar informações e além disso, testemunhar a vivência de outras mulheres durante a gravidez traz mais segurança. De modo geral, exercitar-se na água já é uma boa prática pois é suave, neutraliza os impactos e a força da gravidade, e ainda mantém o tônus muscular. Para grávidas, além de gostoso é mais um fator de afinidade com o bebê que também está na água, dentro de sua barriga, aproveite este momento e curtam juntos.

O que não fazer
Evite exercícios abdominais. Na gestação e no parto, os músculos abdominais precisam de sua capacidade natural de relaxamento, que pode ser alterada pela prática de exercícios dificultando o parto. Não levante coisas pesadas, se você pratica musculação, procure fazer outro tipo de atividade neste período. Não fique muito tempo de pé e, quando começar a sentir cansaço nas pernas não abuse: sente logo. A circulação de retorno já é sobrecarregada na gravidez, portanto ficar em pé prejudica mais ainda.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Gravidez, mês a mês: 8° mês


Qualquer tipo de atividade desenvolvida pela gestante pode tornar a respiração muito difícil, devido ao excesso de peso. É recomendável que a gestante durma com a cabeça em posição mais alta para facilitar a respiração e evite maiores esforços. O corpo se prepara para o parto e a futura mamãe sente contrações leves e sem dor.

Sintomas e sensações
Permanecem a azia, prisão de ventre, cãimbras, inchaço nos pés e tornozelos, umidade vaginal, dores de cabeça e nas costas, congestão nasal e entupimento dos ouvidos, aumento no apetite, falta de concentração e aumento da frequência cardíaca, dormência na parte baixa do ventre, hemorróidas e falta de concentração ou distração. Falta de ar, os movimentos do bebê são mais fortes e regulares.

Contrações, pode ocorrer aumento de colostro, chegando até a gotejar. A gestante sente maior ansiedade em relação ao parto, mas por outro lado deseja que a gravidez termine rápido.


O que acontece com o bebê?
A audição e visão perfeitamente desenvolvidas. O bebê começa a se posicionar para o parto, até o final do 8° mês pode chegar a 47cm.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vacinação contra H1N1 é prolongada e casos de gestantes infectadas começam a aparecer


O prazo para a vacinação de gestantes contra o vírus Influenza H1N1, ou gripe suína, foi prolongado para gestantes, crianças com até 2 anos e pessoas com doenças crônicas. Se você ainda não foi a um dos postos de saúde e hospitais, corra, até o dia 23 de abril ainda poderá ser vacinado.

H1N1: Grávida morre em Manaus e 17 pessoas têm suspeita de infecção*
A Secretaria de Saúde do Amazonas espera receber nos próximos dias o resultado dos exames feitos em 17 pessoas com suspeita de terem sido infectadas com o vírus Influenza H1N1, causador da Influenza A (H1N1) – gripe suína. As amostras laboratoriais estão sendo avaliadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, que semanalmente recebe os exames e encaminha os resultados para o Amazonas.

Segundo o comitê responsável pela prevenção e pelo controle da doença no Amazonas, dos 17 pacientes com suspeita de terem contraído a gripe, alguns já tomaram o medicamento Tamiflu e estão curados. Outros ainda estão tomando a medicação e continuam em monitoramento. Nenhum dos casos é considerado grave.

Na quarta-feira a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou a morte de uma grávida em decorrência da Influenza A (H1N1) – gripe suína. A vítima, de 32 anos, morreu na terça-feira na Maternidade Ana Braga, na zona Leste da capital amazonense. Ela estava no sétimo mês de gestação e uma cesariana possibilitou a sobrevivência do bebê. A criança foi transferida para uma maternidade particular no centro de Manaus, onde está em observação.

Até o momento o Amazonas registrou 13 casos confirmados da doença e cinco mortes. Do total de casos, 12 são de Manaus e um é proveniente do Pará.

Na segunda-feira o governador do Piauí, Wellington Dias decretou situação de emergência após a morte de duas grávidas com suspeita de influenza A (H1N1) – gripe suína – nos últimos dias 18 e 20. Este ano, o Estado já registrou 27 casos suspeitos, dois confirmados e uma morte provocada pela doença.

Três gestantes estão internadas com suspeita da doença. Nesta segunda-feira, Dias reuniu autoridades na tentativa de traçar estratégias para combater a gripe. O decreto de situação de emergência vai vigorar por três meses e garante maior facilidade, por exemplo, na compra ou no aluguel de equipamentos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como respiradores.

*Fonte: Correio do Brasil (25/3/2010 10:57:39)

O que devo comprar para o enxoval?


Você mamãe vai precisar de uma lista-base para auxiliá-la na hora de ir às compras. Separamos trê listas uma de acessórios, outra de roupas para o bebê e a terceira é para a gestante. Confira abaixo:

__________Acessórios________
mamadeira
chuquinha
fralda
chupeta
chocalho
berço c/ trocador
protetor para berço
protetor para colchão
lixeirinha com pedal e tampa para o quarto do bebê
banheira
guarda- roupa ou comoda
cesto para roupas sujas do bebê
artigos para decoração do quarto
1 Aquecedor de Mamadeiras e Papinhas
6 Babadores
1 Esterilizador de Mamadeiras
Babá Eletrônica
Carrinho que deite completamente, para recém nascidos
Uma bolsa para levar fraldas e mamadeiras quando vocês saírem
1 Escova de lavar mamadeiras
1 Jogo de panelinhas
Canguru
moisés

___________Roupinhas______________
7 Bodys
7 Calças de malha com ou sem pézinho
2 Casaquinhos de Lã ou Linha
6 Macacões com ou sem pezinho
3 Pantufas
2 Pares de Luva
7 Pares de meias de algodão
3 Pares de sapatinhos de lã ou de linha, depende da estação do ano
2 Touquinhas de lã ou de linha . O ideal é de malha
1Cobertor
3 Cueiros
1 Endredom
6 Fraldas de pano bem macias
2 Fronhas Avulsas
3 Jogos de lençol para o Berço de malha
3 Jogos de lençol para o Carrinho de malha
2 Mantas de lã e uma de linha se for inverno ou 2 mantas de linha se for verão
1 Mosquiteiro para o berço e para o carrinho
6 Paninhos de Boca
1 Saida Maternidade
3 Toalhas de banho felpudas
2 Travesseiro baixo próprio para recém nascidos (anti-sufocantes)

_________Para a mamãe________
Creme para o Corpo
Creme para os Seios
Creme Relaxante para as Pernas
Protetor Solar para o Rosto
Roupas de Gestante
1 Bico de silicone (para o seio)
1 Bombinha tira-leite para retirar leite dos seios
2 Caixas de protetor de seios
6 Calcinhas Modeladoras
3 Camisolas
1 Robe
2 Soutiens para amamentação

sábado, 3 de abril de 2010

Preparando o enxoval do bebê: dicas e dúvidas


Se você é mãe de prieira viagem fica complicado imaginar quantas e quais são as roupas e acessórios de que o bebê vai precisar nos primeiros meses de vida. A compra das primeiras roupas do bebê é um momento especial e cercado de muito carinho, o importante é comprar inicialmente peças essenciais.

A mamãe não deve esquecer que por volta do 7° mês deverá organizar o chá de bebê com a ajuda de uma amiga, e unir o útil ao agradável, uma vez que a futura mamãe ganhará presentes necessários para completar o enxoval do bebê.

Dicas para escolher e preparar as roupas
Leve em conta o período de nascimento do bebê. Se for verão, você pode ficar com as peças de algodão, malha ou linho por uma simples razão: a pele sensível do recém nascido merece fibras naturais. Caso ele chegue no inverno opte pelas roupinhas de plush. Se quiserem acrescentar as de lã, evite que o material entre em contato direto com a criança, para afastar o risco de alergias e irritações.

Dê preferência aos macacões com abertura entre as pernas e roupinhas com decotes e botões nos ombros, por questão de conforto evite roupas com fitas e golas grandes ou quaisquer outros detalhes que possam incomodar o bebê.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexo na gravidez: desfazendo mitos


A relação sexual não "machuca" o bebê. Não há problema em você e seu parceiro manterem uma vida sexual saudável e regular durante o perído da gestação. Se surgir algum problema que impeça você de manter relações, seu médico a orientará. Converse com ele a respeito.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Que nome vou colocar no meu bebê?


Muitas mulheres ficam inseguras e indecisas na hora de escolher o nome do bebê, neste momento surgem palpites de vizinhos, parentes, amigos...mas não se deixe levar pelos outros, ninguém melhor do que os pais para decidirem o nome da criança.

Alguns fatores precisam ser levados em consideração:
1° - você já sabe o sexo?
2° - tente imaginar o nome escolhido junto com o sobrenome do casal
3° - pense em um nome que seu filho(a) não sofrerá no colégio, sendo alvo de piadinhas e brincadeiras de mal gosto

Agora que já seguiu os três passos deixo alguns links de sites com nomes e significados para ajudar na decisão.

http://www.ebb.com.br/nomes.php
http://www.nomesdebebes.net
http://nomesbebes.bebesweb.com

Gravidez, mês a mês: 7° mês


Podem ocorrer inchaços nas pernas, pés e até no rosto em virtude da retenção de liquidos. Procure dormir bem à noite, apoiar os pés em um objeto mais alto quando estiver sentada ou deitada, evite longos períodos em pé ou sentada.

Devido aoaumento dos hormonios a gestante sente mais calor e transpira bastante, principalmente a noite. Aproveite para descansar e dormir bastante.


Sintomas e sensações

Continua a azia, prisão de ventre, cãimbras, inchaço nos pés e tornozelos, umidade vaginal, dores de cabeça e nas costas, congestão nasal e entupimento dos ouvidos, maior intensidade dos movimentos do bebê, dormência na parte baixa do ventre, hemorróidas e falta de concentração ou distração. Falta de ar, insônia, ansiedade em relação ao bebê e a proximidade do parto.

O que acontece com o bebê?
O bebê abre e fecha os olhos, sente os estímulos de luz, do gosto de doce e amargo. O cérebro do bebê desenvolve-se rapidamente. Começa o desenvolvimento dos pulmões. Seu bebê começa a chorar. Até o fim do 7° mês pode chegar a 40cm.