Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você sabe escovar os dentes do pequeno(a)?


Olá para todas as mamães, futuras e/ou atuais. Como passaram de natal? Depois de muita comilança nada melhor do que escovar os dentinhos, né? Achei esta matéria bem interessante e resolvi reproduzir aqui no blog. Espero que você gostem.


ABC da higiene bucal infantil
A Johnson & Johnson do Brasil reúne as principais dicas para ajudar os pais na prevenção da saúde bucal infantil.

Papais e mamães devem estimular os filhos a cuidar da higiene da boca desde cedo. Segundo o dentista José Eduardo Pelino, gerente de assuntos profissionais e científicos da Johnson & Johnson no Brasil, a escovação é um dos principais fatores para evitar o desenvolvimento da cárie, doenças nas gengivas, perda óssea e até infecções. “Os pais devem ter consciência da importância da higienização oral correta desde a dentição de leite, pois isso contribui para que os dentes permanentes sejam mais saudáveis”, explica.

Segundo ele, a escovação no período da noite é muito importante e requer uma atenção especial. “Durante o sono há uma diminuição do fluxo salivar, aonde o número de bactérias que causam as cáries pode aumentar drasticamente. Devemos lembrar sempre que o sucesso de um bom hábito de escovação se baseia em educação, orientação e motivação”, ressalta.

Mas estimular os pequenos a fazerem a higiene bucal corretamente não é uma tarefa fácil para os pais. A dica é tornar esse momento divertido e prazeroso, utilizando produtos indicados para crianças. “Os produtos conhecidos como evidenciadores de placa, como o novo Listerine Agente Cool Blue, lançado recentemente pela marca Listerine da Johnson & Johnson, ajudam a identificar a placa bacteriana (ou biofilme) que nada mais é do que o acúmulo de bactérias da boca sobre a superfície dos dentes, e mostram às crianças onde devem caprichar mais durante a escovação”, explica o dentista.

As dez dicas para ajudar os pequenos a manterem a boca limpa e saudável: . A criança deve escovar os dentes três vezes ao dia: de manhã, após o almoço e jantar, e evitar o consumo de alimentos entre as refeições;

A partir dos seis anos de idade, a criança começa a desenvolver coordenação motora para usar o fio dental e após essa idade, já é capaz de iniciar a escovação sozinha, cabendo aos pais a finalização do processo e orientação quanto à forma adequada de realizá-la | .Aos oito anos, a criança já pode fazer toda higiene oral sozinha. Nessa fase, a supervisão e continuidade na orientação pelos pais são recomendadas; A criança deve entender a importância da remoção da placa dental: uma boca limpa contribui para a saúde de todo o corpo | . Após a escovação noturna é importante que a criança não ingira mais nenhum tipo de alimento (inclusive leite), prevenindo assim o aparecimento de cáries | . Os pais devem levar os filhos ao dentista a cada seis meses | . Evite dar balas, chicletes e salgadinhos para o seu filho. Isso aumentará a chance do aparecimento da cárie | . Motive a criança, fazendo com que ela participe da escolha dos produtos que vai usar para a higiene oral |. O uso de produtos que destacam onde está a placa bacteriana ajuda a motivar a criança e a criar o hábito da escovação, além de promover a interação entre pais e filhos |. Faça da escovação um momento de alegria junto com seus filhos e seja também um bom exemplo para eles.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Disney traz Rapunzel do século XXI


Sabe aquela princesa indefesa, presa no topo de uma torre imensa aguardando anciosa a chegada do príncipe encantado no cavalo branco para salva-la? Pois é, a nova Rapúnzel tem semelhanças com a antiga mas com uma roupagem divertida, só pelo trechinho do trailer da pra saber que boas gargalhadas háo de vir ao longo da nova animação da Disney. Uma pena que teremos de aguardar até janeiro para assitir.

Confira a sinopse
Adaptação da clássica história da Rapunzel, princesa que vive presa numa torre e tem longos cabelos. Um atrapalhado ladrão entra acidentalmente na torre e decide ajudá-la a fugir de lá.

Estréia: 10/11/2010 (Original) 7/1/2011 (Brasil)
Direção: Dean Wellins, Glen Keane

Elenco: John Goodman (voz), David Schwimmer, Donna Murphy, Mandy Moore (Rapunzel), Zachary Levi (Príncipe Flynn), Matthew Gray Gubler, Kevin Michael Richardson

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

No Natal fique atenta aos presentes dos pequenos


Fiquem atentos aos presentes de Natal, afinal a data é para ser festiva, alegre e nada melhor do que evitar riscos desnecessários, né?

ONG Criança Segura aponta cuidados especial na escolha de presentes para o Natal

Com a chegada do Natal, a ONG CRIANÇA SEGURA alerta pais e responsáveis para alguns cuidados especiais que devem ser levados em conta no momento da escolha do presente das crianças. Alguns brinquedos podem causar lesões graves e representar perigo na mão dos pequenos. Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

Brinquedos oferecem diversão e contribuem para o aprendizado da criança. Mas alguns deles podem oferecer sérios riscos de acidentes, como sufocações e quedas. Para uma brincadeira segura é preciso ficar atento à presença do selo do Inmetro no produto, além de verificar na embalagem se determinada peça é indicada para a faixa etária da criança. A supervisão constante do adulto responsável também é essencial.

A sufocação é um dos acidentes que pode ocorrer no momento da brincadeira. É preciso notar se o brinquedo possui peças miúdas que podem se soltar. Na chamada "fase oral", as crianças estão explorando o mundo e tendem a fazê-lo colocando brinquedos e outros objetos na boca. Segundo o Ministério da Saúde, em 2007, 701 crianças morreram vítimas de sufocações. No caso de bebês com até 1 ano, é a sufocação a principal causa de morte em comparação aos outros tipos de acidentes. Recentemente, a CRIANÇA SEGURA lançou uma campanha para evitar a sufocação no ambiente doméstico, que pode ser acessada no endereço: http://crianca-segura.ning.com/page/campanhas-2010.

A queda também é um risco constante e a principal causa de hospitalização entre os acidentes com crianças de até 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2007, 73.455 crianças foram internadas vítimas de quedas. Bicicletas, skates e patins devem ser oferecidos à criança acompanhados dos equipamentos de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras. O local da brincadeira deve ser escolhido com cautela: longe de carros, piscinas e escadas.

Outros riscos: o uso de substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo nos produtos e a presença de arestas ou formas pontiagudas podem causar intoxicação e ferir a criança. Os responsáveis também devem evitar produtos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas para crianças com menos de 8 anos, pois podem causar queimaduras. A organização dos brinquedos também é importante para evitar riscos. Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente.

A importância desta causa - Segundo DATASUS/Ministério da Saúde, em 2007 (dados mais atuais), 5.324 crianças de até 14 anos morreram vítimas de acidentes. A maior parte destes acidentes aconteceu no trânsito (2.134 mortes), seguido de afogamentos (1.382), sufocações (701), queimaduras (337), quedas (254), intoxicações (105), acidentes com armas de fogo (52) e outros (359). No caso das hospitalizações por acidentes, foram 136.329 no total, a maior parte delas por quedas (73.455 internações), posteriormente, acidentes de trânsito (15.194), queimaduras (15.392), intoxicações (5.013), acidentes com arma de fogo (551), sufocações (548), afogamentos (528) e outros (25.648). O acidente é uma séria questão de saúde pública que pode ser solucionada em 90% dos casos com ações de prevenção como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infra-estrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequada.

A CRIANÇA SEGURA - A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas - incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização - promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

A CRIANÇA SEGURA conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Band-Aid, FEDEX e Johnson & Johnson Industrial Ltda.

Vocês sabiam que o Paracetamol pode interfeir na gravidez?


Vagando pela internet ávida por novas descobertas neste mundo complexo e divertido, que é o mundo materno achei esta matéria um tanto peculiar por isso venho dividi-la com vocês.

GRAVIDEZ - Analgésicos podem interferir na fertilidade

BR Press*) - Novas evidências científicas sugerem que o uso de analgésicos leves - tais como a aspirina, o paracetamol e o ibuprofeno - pode ser a causa para o aumento de distúrbios reprodutivos do sexo masculino, nas últimas décadas.

Uma pesquisa coordenada por David M. Kristensen e publicada na revista Human Reproduction revela que mulheres que tomaram uma combinação de mais de um analgésico durante a gravidez, ou que tomaram o medicamento durante o segundo trimestre de gestação, tiveram um risco maior de dar à luz a filhos com testículos que não desceram, doença conhecida como criptorquidismo.

Trata-se de uma condição que é conhecida por ser um fator de risco para a baixa qualidade seminal dos homens e para o câncer de células germinativas testiculares na vida adulta.

Para realizar o estudo, pesquisadores da Dinamarca, Finlândia e França acompanharam dois grupos de mulheres na Dinamarca e na Finlândia. Ao nascer, os meninos foram examinados em busca de todos os sinais de criptorquidia, que vão desde uma forma leve da doença, na qual o testículo está localizado no alto do escroto, a uma forma mais grave, em que o testículo é tão alto no abdômen, que não é palpável.

Sete vezes mais


A prevalência de criptorquidia foi menor na Finlândia (2,4%) em comparação com a Dinamarca (9,3%). A pesquisa revelou que mulheres que utilizaram mais de um analgésico simultaneamente (por exemplo, paracetamol e ibuprofeno) tiveram um risco sete vezes maior de dar à luz a meninos com algum tipo de criptorquidismo, em comparação com mulheres que não tomaram nenhum medicamento durante a gestação.

"Isto se dá porque os analgésicos interrompem a produção dos andrógenos, levando a um abastecimento insuficiente do hormônio masculino, testosterona, durante um período crucial da gestação, quando os órgãos masculinos estão se formando", explica o Prof° Dr° Joji Ueno, ginecologista, diretor da Clínica Gera.

Variações


O segundo trimestre é momento mais sensível da gestação. Qualquer uso de analgésicos, neste momento da gravidez, mais do que dobrou o risco de criptorquidia. Do uso individual de analgésicos, o ibuprofeno e a aspirina aumentaram, aproximadamente em quatro vezes, o risco de criptorquidia.

O paracetamol apresentou uma duplicação do risco. E o uso simultâneo de mais de um analgésico, durante o segundo trimestre da gestação, aumentou o risco em 16 vezes.

Segundo Henrik Leffers, cientista do Rigshospitalet, em Copenhague (Dinamarca), que liderou a pesquisa, "se a exposição aos desreguladores endócrinos é o mecanismo por trás dos problemas crescentes de saúde reprodutiva entre os homens no mundo ocidental, esta pesquisa sugere que uma atenção especial deve ser dada ao uso de analgésicos durante a gravidez, pois este pode ser um dos principais motivos para os problemas que enfrentamos, hoje", destaca.

Os autores da pesquisa destacam também um aumento significativo na incidência de criptorquidia congênita nas últimas décadas, notadamente na Dinamarca, onde os casos aumentaram de 1,8% em 1959-1961, para 8,5% em 1997-2001.

Desreguladores endócrinos

"Embora seja necessária cautela sobre um eventual excesso ou exagero no uso de analgésicos leves, eles são a maior fonte de exposição das gestantes a desreguladores endócrinos. A utilização destes compostos pode afetar, em larga escala, a população mundial", diz Joji Ueno.


Os pesquisadores reforçam a necessidade de mais estudos epidemiológicos sobre o tema. "Enquanto isto, os ginecologistas podem reconsiderar a prescrição de analgésicos a mulheres grávidas", aconselha destaca o diretor da Clínica Gera.


"As próprias pacientes podem tentar reduzir o uso destes medicamentos durante a gravidez, em vista das conseqüências. Mas como cada caso é único, apenas o médico que acompanha o pré-natal da paciente pode aconselhá-la sobre a melhor medida a ser adoptada".

Mais informações: www.clinicagera.com.br;

http://medicinareprodutiva.wordpress.com;

http://twitter.com/jojiueno